top of page

Sobre o GT-PA

O GT-PA – Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia – foi criado em 1997 e integra professores e investigadores/ formadores de diversas áreas disciplinares. O grupo tem como objetivos principais explorar e estudar uma pedagogia para a autonomia associada à formação de professores reflexivos, contrariar o divórcio investigação-ensino e estreitar as relações universidade-escola na produção do saber educacional e na transformação das práticas educativas.

Ao longo dos anos, o Grupo foi divulgando as suas actividades através dos seus Cadernos (1-5) e Encontros com publicação de atas. No 6º Encontro do GT-PA, esperamos criar mais um espaço de divulgação de trabalhos e troca de ideias e experiências com colegas que, como nós, lutam com esperança pela autonomia na educação.

 

Flávia Vieira (coord. do GT-PA)

 

VIEIRA, Flávia (2009). Enhancing pedagogy for autonomy through learning communities: making our dream come true? Innovation in Language Learning and Teaching, 3 (3), pp. 269-282.

FERNANDES, Isabel Sandra & VIEIRA, Flávia (2009). GT-PA: imagens com história(s)... de esperança! In F. Vieira et al. (orgs.). Pedagogia para a autonomia: reconstruir a esperança na educação. Atas do 4º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (CD-ROM). Braga: UM, CIEd, pp. 259-273.

SILVA, José Luís, VIEIRA, Flávia, OLIVEIRA, Clara Costa, MORGADO, José Carlos, ALMEIDA, Judite, MOREIRA, Maria Alfredo, MELO, Maria do Céu & ALVES, Palmira (orgs.) (2011). Atas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia (CD-ROM). Braga: UM, CIEd.

bottom of page